quinta-feira, fevereiro 20

Sou mesmo uma pessoa em condições =P

Váá... deixem-se de pensar coisas. É que sou mesmo lol
Ora atentem:

No sítio onde estou a estagiar, não tenho contrato nem absolutamente nada que me prenda lá.
Estou a receber unica e exclusivamente o subsídio de refeição.
Chegamos à bela conclusão que, para trabalhar 8 horas por dia, 5 dias por semana, estou a ganhar bastante mal.



Desde o início que dizia que queria sair de lá. O trabalho não é nada de especial, não é a minha área e lá está, estou a receber para lá de mal.

Mas não saí!

E desde que soube que efectivamente ia sair, podia ter cagado para tudo no dia a seguir, afinal não tenho qualquer responsabilidade visto que não há contrato, mas não o fiz.

Fiz o favor de avisar os responsáveis e disse até que podia aguentar até colocarem lá outra pessoa.
E lá tenho estado.
Como já sei +/- quando vou mudar de sítio, já os avisei de novo que podia ficar até ao final do mês.

Ninguém me obriga, mas fica bem e não faz mal nenhum.

Claro que para eles é óptimo, têm alguém a trabalhar mais 1 semana, quase de borla, e o trabalho aparece feito.

Mas hoje disseram-me que ainda não sabem quando metem alguém.
Eu no final de Fevereiro saio.

Até porque estive a fazer contas e não me compensa nem vale a pena ir para lá mais uma semana, até 9 de Março, para receber a mísera quantia de 35€. Entre o desgaste do carro, o gasto da gasolina e portagens, fico-me por casa.





8 comentários:

Maria disse...

Gosto desse tipo de atitude consciente e profissional:)
Bjs
Maria

Maria disse...

Gosto dessa atitude, consciente e profissional!
Bjs
Maria

Pedro disse...

Realmente és uma pessoa em condições :D
Beijinhos*
http://pedronopaisdasmaravilhas.blogspot.com.es/

Portuguesinha disse...

Moça, eu já estive "aí". Não por UM ANO, que no meu tempo ninguém te chulava mais do que 3 meses nos supostos e sucessivos "estágios". E essa ética de que falas conheço-a bem.

Mas sabes? Concluí que isso é exploração e praticamente escravatura. É ou devia ser ilegal e muito honestamente até me embrulhou o estômago ao ler este teu relato.

Independentemente de gostares das pessoas ou do sítio, tenta perceber se podes fazer uma denúncia. Devia ser PROIBIDO esse género de exploração!!

Claro que eles não vão encontrar outra tão cedo... FELIZMENTE quero crer que a geração mais nova já não vai nessas cantigas de trabalhar de graça! Praticamente PAGAS do bolso em custos de despesas em deslocação mais do que a miséria que recebes. E ainda tens de escutar berros?

Acredita, não vale mesmo a pena toda essa ética e dedicação ao trabalho. Provavelmente ninguém vai reconhecer ou dar VALOR. Podem dizer que sim mas se não te PAGAM, não dão. Não tens valor. É assim que o mercado de trabalho funciona. Tudo é medido por dinheiro.

Infelizmente quando parares e se não tiveres outra ocupação também vai-te custar muito. O trabalho é uma rotina que até tem os seus benefícios mas de graça? Não te enche o estômago! Por enquanto não precisas - e os empregadores sabem-no e por isso preferem moças jovens e sem responsabilidades. A questão é que se aceita "tudo" por não se ter essas responsabilidades (filhos por exemplo) mas um dia quando quiseres essa responsabilidade vais adiar por faltar um emprego que pague bem!

Portanto esse género de «estágio» que mais devia chamar-se extorsão, está a tirar-te muito mais da tua vida do que possas imaginar. E dar? Não dá nada. Esquece o "fazer curriculo" ou ganhar "experiência". (A maioria dos estágios que fiz tinha eu mais conhecimento de causa do que alguns que por lá andavam e o que realmente poderia trazer algo de novo faziam questão de não permitir proximidade).

Pode ser e até espero que alguém sério ao ler que ficaste uma ano a trabalhar de graça num local veja essa dedicação de que falas e te dê valor. Mas é tão ou mais provável que aquele que for ler isso perceba que te sujeitas a a tudo sem grandes exigências e podes ser explorada.

Boa Sorte

Portuguesinha disse...

35€ e tens de pagar portagens e gasolina! Já fizeste as contas e somaste tudo isso para ter noção do que lhes destes a ganhar?!?

Toninha Borges disse...

Sorteio no Blog Papo de Mãe em parceria com a Aroeira Brinquedos Educativos para participar é simples:
Sigam as regras e preencham o formulário.
http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/2014/02/sorteio-aroeira-brinquedos.html

mmm´s disse...

Realmente, vale mais ficar a dormir...a escravatura foi abolida em Portugal há muitos séculos.

XL disse...

Infelizmente, os "estágios" estão a tornar-se uma instituição dentro das empresas. De qualquer modo, se gostas de la estar, parece-me uma boa atitude. Imagina daqui a algum tempo te voltas a encontrar com alguém de lá noutro sitio? Ao menos deixas-te boa impressão. Vais-te mudar? MAs para um emprego a sério? Sempre foi aquele da banca?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...